Adolescentes do Espaço Cultural Quilombo visitam exposição


Esta quinta, 11, foi especial para as crianças e adolescentes atendidos pelos projetos desenvolvidos pela Associação Positiva de Brasília (APB), no Espaço Quilombo, no itapoã: eles visitaram a exposição “Ex Africa”, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Foi o CCBB, inclusive, que disponibilizou o transporte para a atividade. A exposição, que foi sucesso de público por onde já passou (BH, SP e RJ), retrata a África contemporânea em 90 obras - entre fotos, instalações, pinturas e vídeos - de 20 artistas, 18 oriundos de países africanos, como Gana, Senegal e Zimbábue, e dois brasileiros.

A abordagem é dividida em quatro eixos: Ecos da História, Corpos e Retratos, O Drama Urbano e Explosões Musicais. Com a visita à “Ex Africa” foi possível mostrar às crianças e adolescentes atendidos pelos projetos da associação como as consequências do passado de escravidão dos africanos ainda se reflete no presente e, além disso, como o continente tenta se reconstruir dessa ferida na história mundial ao expandir suas cores e cultura para além das suas fronteiras.