Diretora do Creas faz palestra sobre violação de direitos para idosos atendidos pela APB


A Associação Positiva de Brasília (APB) recebeu na última quinta, 6, no Espaço Cultural Quilombo, no Itapoã, a psicóloga Lis Arantes para a palestra “SUAS: Vamos falar de Direitos?”, voltada especialmente para os idosos atendidos pela APB. 

Lis, que é diretora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) apresentou um panorama sobre a assistência social voltada para a pessoa idosa no Brasil. “Em palestras como essa, cada pessoa que está aqui é um multiplicador. Com certeza, quando a pessoa sofrer ou presenciar alguma condição de violação de direito ela vai lembrar do que falamos e saber como agir para, por exemplo, denunciar. Assim, nós fortalecemos a capacidade protetiva dessa comunidade”, disse a psicóloga.

Ela destacou, ainda, a participação dos idosos durante a palestra, uma vez que eles demonstraram bastante interesse no assunto e aproveitaram para sanar dúvidas sobre o tema. “Eles estão muito bem informados, foram muito participativos, muito interessados e trouxeram dúvidas; pediram esclarecimentos que indicam, pra mim, que são pessoas que já conhecem alguma coisa da área. Eles mostrarm que são pessoas que já foram esclarecidas, acompanhadas por essa política de assistência social de alguma forma”, pontuou.

A psicóloga aproveitou para elogiar a iniciativa da associação. “Adorei o espaço e a proposta de inclusão. Só o fato de ser aberto por demanda espontânea, garante a inclusão e a prevenção em situações de violação de direito. A pessoa pode encontrar, aqui, um lugar onde pode falar com seus pares, com quem tem vínculo e, em uma situação de violação ou violência doméstica, por exemplo, ter a garantia de que estará protegida”, ressaltou.