PROJETOS SOCIAIS

Além das unidades educacionais formadas em parceria com o Governo do Distrito Federal, a Associação Positiva de Brasília (APB), se orgulha de estender sua atuação e impacto através de diversos projetos voltados para a comunidade. Essas iniciativas têm como objetivo levar assistência e oportunidades a diferentes grupos e áreas de vulnerabilidade, fortalecendo nossa missão de promover o desenvolvimento educacional e social em todas as esferas da sociedade.

Dentre nossos projetos culturais e sociais temos:

Projeto Ginga Solidária

Capoeira para Todos! É um projeto que faz parte da nossa história e cultura, que tem como objetivo inspirador a riqueza cultural da capoeira como missão de promover inclusão social e oportunidades para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

A Ginga Solidária nasceu do amor à capoeira e da convicção de que essa arte marcial brasileira transcende barreiras, promovendo valores fundamentais como respeito, disciplina, cooperação e autoestima. Com um enfoque genuinamente solidário, o projeto visa oferecer acesso a essa manifestação cultural e esportiva a todos, independentemente de condição socioeconômica, gênero, ou qualquer outra forma de diversidade.

Projeto de Bem com a Vida

O “Projeto De Bem Com a Vida” é uma iniciativa voltada para promover a inclusão social de idosos e pessoas carentes por meio da prática da dança. Reconhecendo o poder transformador dessa arte, buscamos proporcionar um espaço acolhedor e seguro onde os participantes possam vivenciar os benefícios físicos, emocionais e sociais que a dança oferece.

Compreendemos que a dança é uma forma de expressão que transcende as barreiras da idade e da condição social, e acreditamos que todos têm o direito de experimentar a alegria e a vitalidade que ela proporciona. Nesse sentido, nosso projeto se destina especialmente aos idosos, que muitas vezes enfrentam desafios relacionados à solidão, à saúde e à perda de mobilidade, e também às pessoas carentes, que têm menos acesso a atividades culturais e de lazer.

Projeto Guardiões

Com o avanço da tecnologia e a crescente digitalização do mundo, é essencial que todos tenham a oportunidade de se familiarizar e aproveitar as inúmeras vantagens que a era digital proporciona. No entanto, muitos idosos enfrentam dificuldades ao tentar acompanhar esse ritmo acelerado de transformação tecnológica.

É com esse objetivo de inclusão digital e empoderamento que apresentamos o projeto social “Guardiões: Conectando Gerações”. Nossa missão é promover o acesso ao conhecimento em informática de forma adaptada e acolhedora, capacitando os idosos para explorar as maravilhas do mundo digital.

Com empatia e paciência, reconhecemos que cada pessoa tem seu próprio ritmo de aprendizado. Nossa equipe de instrutores é formada por profissionais apaixonados pela educação e altamente capacitados em tornar o aprendizado de informática uma experiência prazerosa e eficaz para os idosos.

RESUMO DOS PROJETOS EXECUTADOS

2018 – Projeto Cultura de Raiz: 

Em parceria com a MDH prevê o atendimento de 120 (cento e vinte) crianças e adolescentes da comunidade e do sistema sócio educativo do Itapoã e Paranoá no que tange a cultura e identidade negra Público: crianças e adolescentes da comunidade do Itapoã/DF Produto: atendimento mensal a 120 crianças e adolescentes Resultado: inclusão social por meio de oficinas de conscientização da cultura afro-brasileira.

2018 – Projeto Vale a Pena Ser Feliz: 

Trata-se de um núcleo de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, em parceria com a SEDEST prevê a realização de atividades de atenção, diálogo e convivência com maiores de sessenta anos, na perspectiva de inclusão social, melhoria da autoestima e qualidade de vida Público: pessoas maiores de sessenta da comunidade do Itapoã/DF Produto: atendimento diário a oitenta idosos Resultado: redução das ocorrência de violência contra a pessoa idosa, sua inclusão social, melhoria da autoestima e qualidade de vida.

2017 – Tambores da Cidadania

2017 –Réplica de Quilombos, lembrar para não repetir: 

É um complexo cenográfico que funciona no Itapoã (DF) com o objetivo de representar as diferentes formas de ocupação do bioma Cerrado, destacando os modelos de relacionamento entre sociedade e natureza, a partir dos saberes tradicionais quilombolas. Público: comunidade do Itapoã/DF Produto: construção de espaço cenográfico de livre visitação para conhecimento e valorização da história e cultura afro-brasileira Resultado: ampliação do conhecimento, valorização e identificação com a cultura afro-brasileira.

2015 – O Idoso Conta Sua História

2015 – Projeto Dança Negra Contemporânea (SECRIA)– CULTURA

2013/2014 – Núcleo de Formação de Agente de Cultura da Juventude Negra (NUFAC):

2011 – Elaboração entrega e aprovação de 10 (dez) Relatórios Antropológicos: 

Prestou serviços de elaboração de Relatórios Antropológicos com caracterização histórica, econômica, sociocultural ambiental, os quais Forneceram subsídios técnicos para os processos de identificação e delimitação dos territórios de comunidades remanescentes de quilombo por esta Autarquia. Regional do Incra em Goiás foram concluídos os relatórios das seguintes comunidades e municípios Nova Esperança em Minaçu-CO; São Félix em Minaçu-GO: porto Leocarde em Sáo Luiz do pombal em Santa Rita do Araguaia•CO. Na Superintendência Regional do Incra no Tocantins foram concluídos os relatórios antropológicos das seguintes comunidades/municipios: povoado prata em São Félix do Tocantns•TO; Córrego Fundo em Brejinho de Nazaré-TO; Malhadinha em Brejinho de Nazaré-TO; Carrapato, Formiga e Ambrósio em Mateiros-TO. Na Superintendência Regional do no Pará foram concluídos os relatórios antropológicos das seguintes comunidades/municipios: Rosário em SalvaterraPA;Vila Mariana em Viseu – PA.

2010 – Oficina de sensibilização musical para jovens, Zirig DUM: 

Financiado pelo Fundo Nacional de Cultura, com a finalidade de inclusão social e desenvolvimento da arte e cultura musical para a população jovem do Itapoã Público: jovens da comunidade do Itapoã/DF Produto: produção de cd com os registros das músicas e percussão Resultado: desenvolvimento da sensibilidade e interesse pela arte e cultura musical.

2010 – Projeto Cidadania Feminina (SEDEST) artes plásticas argila e papel reciclado: 

Em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Reda – SEDEST, qualificou 3000 mulheres em atividades produtivas com geração de renda Produto: oferta de 15 cursos e certificação de 3000 mulheres Resultado: qualificação profissional e geração de renda para 3000 mulheres.

2010 – Fornecimento de obra literária para o Programa Nacional Biblioteca do Escolar – PNBE Especial:

Financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Público: escolas públicas do Distrito Federal Produto: 49.306 exemplares de livros em caracteres ampliados; 2.398 livros em Braile; 46.100 áudio livros em cd, para pessoas com deficiência Resultado: promoção da inclusão e respeito a pessoa com deficiência.

2009 – Elaboração do PDITS – Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável:

Em parceria com a BRASILIATUR, com a finalidade de orientar os investimentos estratégicos no setor no turismo do Distrito Federal Produto: elaboração e publicação do PDITS Resultado: qualificação da informações e da tomada de decisão das autoridades quanto aos investimentos e políticas pública no setor do turismo.

2009 – Projeto Inventário Nacional de Referências Culturais – Levantamento Preliminar dos Lugares de Culto de Matrizes Africanas no Distrito Federal e Entorno:

Em parceria com o IPHAN, conforme a metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC, contemplando o planejamento e execução de pesquisas, levantamento de dados qualitativos e quantitativos das comunidades de Terreiro da região mencionada. Público: IPHAN Produto: Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC Resultado: diagnóstico e caracterização socioeconômica e cultural das comunidades de Terreiro da região do Distrito Federal e Entorno.

2008 – Realização do XXXVII FONACRIAD:

Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FONACRIAD), envolvendo representantes de 27 Unidades da Federação Produto: realização do evento Resultado: Consolidação das demandas e entendimentos dos representantes das 27 Unidades da Federação sobre a Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente

2008 – Pesquisa junto aos catadores de materiais recicláveis:

Da comunidade do Itapoã/DF contemplando: avaliação de processo, resultados e aspectos de avaliação de impacto. Público: catadores de materiais recicláveis da comunidade do Itapoã/DF Produto: pesquisa concluída Resultado: melhoria do processo de coleta e tratamento de materiais recicláveis e consolidação de aspectos da avaliação como insumos è elaboração de políticas públicas.

2008 –Gravidez Consciente: Um Presente:

O projeto capacitou profissionais da educação, saúde e demais segmentos sociais (futuros multiplicadores), da cidade do Itapoã/DF a trabalharem a gravidez na adolescência na sua transversalidade, considerando que a mesma tem sérias implicações biológicas, familiares, emocionais e econômicas que atingem o indivíduo isoladamente e a sociedade como um todo, limitando ou adiando as possibilidades de desenvolvimento e engajamento dos jovens na sociedade Público: profissionais que atuam na formação de jovens e adolescentes Produto: certificação de 50 profissionais Resultado: ampliação do conhecimento e debate sobre a gravidez na adolescência sob vários aspectos: saúde do adolescente como direito constitucional; adolescente um ser individual; saúde sexual e reprodutiva sob novo paradigma.

2007 a 2010 – Projeto Inventário Nacional de Referência Cultural – Vale do Amanhecer:

Em parceria com o IPHAN, conforme a metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC, contemplando o planejamento e execução de pesquisas, levantamento de dados qualitativos e quantitativos do Vale do Amanhecer Publico: IPHAN Produto: Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC Resultado: diagnóstico e caracterização socioeconômica e cultural da comunidade do Vale do Amanhecer

2007 – Plano Estratégico de Desenvolvimento do Centro-Oeste (PEDCO/2007-2020):

Com a finalidade de orientar e organizar iniciativas e ações dos governos e da sociedade, além de preparar a região para os desafios futuros. Público: Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste Produto: publicação do livro “Plano Estratégico de Desenvolvimento do Centro-Oeste (2007-2020)” Resultado: elaboração de um referencial para negociação e implementação articulada de projetos de desenvolvimento do Centro-Oeste.

2007 – Pescando Desenvolvimento:

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Paulino Neves, objetivou o fortalecimento e sustentabilidade socioeconômica dos Ribeirinhos, por meio de ações de capacitação em meio ambiente; educação ambiental; viabilidade econômica, estudos e elaboração de projetos. Público: Ribeirinhos do Município de Paulino Neves Público: Certificação de 100 pescadores e familiares em atividade de pesca e artesanato Resultado: Melhoria da qualidade de vida da comunidade de pescadores e maricultores de Paulino Neves e preservação das reservas biológicas de mariscos atraves da substituição progressiva da extração de mexilhões pelo seu cultivo aumentando o volume e qualidade de produção

2007 – Formação Continuada para Professores do 1º e 2º Segmento de Educação de Jovens e Adultos

Das escolas públicas do Distrito Federal, considerando que os professores tenham instrumentos para conhecer e compreender as características culturais de seus alunos, suas diferenças da idade e do grupo social a que pertencem as diferentes representações sociais e culturais que cada comunidade constrói nos diferentes período: adolescência, juventude e vida adulta. Público: 308 professores da rede pública de ensino do Distrito Federal Produto: Certificação de 308 professores da rede pública de ensino do Distrito Federal, com carga horária de 80h. Resultado: ampliou a relação escola, família e comunidade e redução em médio prazo da violência na escola

2006 – Projeto Segundo Tempo: em parceria com a Secretaria Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte

Teve como finalidade democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida. Público: crianças, adolescentes e jovens do Distrito Federal Produto: atendimento a 5.000 crianças, adolescentes e jovens do Distrito Federal das 16 regiões administrativas do Distrito Federal Resultado: ampliação do acesso ao esporte nas regiões administrativas do DF e melhoria de qualidade de vida e saúde na comunidade.

2006 – Projeto Brasil Alfabetizado:

Em parceria com o Ministério da Educação, voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, foi uma porta de acesso à cidadania e o despertar pelo interesse de elevação da escolaridade. Público: jovens, adultos e idosos prioritariamente em regiões que apresentam alto índice de analfabetismo Produto: Atendimento a 3.500 educandos Resultado: superação do analfabetismo entre os jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos contribuindo para a universalização do ensino.

2006 – Projeto Brasil Alfabetizado:

Em parceria com o Ministério da Educação, voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, foi uma porta de acesso à cidadania e o despertar pelo interesse de elevação da escolaridade. Público: jovens, adultos e idosos prioritariamente em regiões que apresentam alto índice de analfabetismo Produto: Atendimento a 3.500 educandos Resultado: superação do analfabetismo entre os jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos contribuindo para a universalização do ensino.

2006 –Projeto Paz na Escola:

Em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal teve como objetivo o desenvolvimento e orientação para atividades escolares de enfrentamento da violência escolar e ampliação da cultura da Paz na Escola. Público: professores da rede de ensino pública do Distrito Federal Produto: capacitação de 1200 profissionais de educação Resultado: criação de uma rede de educadores para o enfrentamento da violência escolar e disseminação da cultura da paz.

2006 – Ciranda do Itapoã:

O projeto contribuiu para a inclusão social da pessoa idosa e melhoria da qualidade de vida, por meio da atividade de ciranda. Produto: realização de sete apresentações do grupo de ciranda na comunidade do Itapoã Resultado: melhoria da auto estima e saúde da população idosa do Itapoã/DF, a partir da criação de um espaço de convivência e prática da ciranda.

2006 a 2009 – Casa Brasil Itapoã/DF

Em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, com a finalidade de inclusão digital, artesanato e alfabetização. Público: comunidade do Itapoã Produto: definição do espaço físico e implantação da infra estrutura e equipamentos para atendimento às atividades do Casa Brasil Resultado: inclusão digital, melhoria da qualidade de vida e geração de renda para os beneficiários do projeto.

2005 – Projeto Eu Quero Ler

Em parceria com o Governo de Distrito Federal teve como proposta alfabetizar adultos fora da idade escolar, entre 20 a 85 anos, com prioridade àqueles beneficiários de outros programas sociais do GDF e considerados de baixa renda. Público: adultos analfabetos na faixa etária de 20 a 85 anos Produto: mais de 2000 adultos alfabetizados Resultado: ampliação da inclusão social por meio da leitura e escrita e redução da dependência de programas sociais.

2005 – Ações de qualificação social e profissional

Inerentes ao Plano Territorial de Qualificação – PlanTeQ-GO, financiado pelo FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador, com a finalidade de capacitar trabalhadores com foco no demanda do mercado de trabalho, além de requalificar a mão de obra já existente. Público: 35 trabalhadores sem ocupação (1ºemprego) e 40 trabalhadores cooperativados Produto: certificação de 120 trabalhadores Resultado: Encaminhamento de 90% dos participantes para o mercado de trabalho

2004 – Ações de qualificação social e profissional

Inerentes ao Plano Territorial de Qualificação – PlanTeQ-GO, financiado pelo FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador, com a finalidade de capacitar trabalhadores com foco no demanda do mercado de trabalho, além de requalificar a mão de obra já existente. Público: 30 trabalhadores sem ocupação (1º emprego) e 30 trabalhadores beneficiários de políticas afirmativas, portadores de necessidades especiais Produto: certificação de 60 trabalhadores Resultado: Encaminhamento de 90% dos participantes para o mercado de trabalho

2003 – Ações de qualificação social e profissional

Inerentes ao Plano Territorial de Qualificação – PlanTeQ-GO, financiado pelo FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador, com a finalidade de capacitar trabalhadores com foco no demanda do mercado de trabalho, além de requalificar a mão de obra já existente. Público: 120 trabalhadores do Sistema Público de Emprego e Economia Solidária Produto: certificação de 120 trabalhadores Resultado: Encaminhamento de 90% dos participantes para o mercado de trabalho.

2002 – Projeto de literatura e oficinas para promoção e prevenção a saúde

Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, promoveu a adaptação de textos de estórias infantis, “Estudando com Saúde” em peça teatral; confecção e oficina de fantoches e contadores de história; publicação de duas cartilhas “O Urubu que Não Sabia Voar” que abordou saúde e saneamento urbano e “O inimigo que veio de longe” que tratou do combate ao Aedes Aegypti Público: escolas públicas do Distrito Federal Produto: 4.636 publicações da cartilha O Urubu que Não Sabia Voar; 8.000 publicações do livro Aedes Aegypti: o inimigo que veio de longe; 02 adaptações de textos; 12 oficinas de saúde do escolar; 28 apresentações teatrais com textos adaptados sobre saúde do escolar; 42 jogos de fantoches. Resultado: Aumento da conscientização da comunidade escolar quanto à importância de prevenção e promoção da saúde

1999 a 2000 – Projeto de Mãos Dadas com a Natureza

Parceria com a WWF, objetivou o atendimento e retirada das crianças e adolescentes das ruas, dos principais aglomerados urbanos do Distrito Federal, e capacitação para atuarem como “Agentes do Verde”, conscientizando a população quanto ao equilíbrio ecológico e sustentabilidade ambiental. Produto: capacitação e concessão de bolsa de auxílio de meio salário mínimo à 100 crianças e adolescentes em situação de rua Resultado: retirada das crianças e adolescentes da situação de pedinte nas ruas, matrícula e retorno às atividades escolares.

1998 – Programa Integrado de Saúde do Escolar

Parceria com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, contemplou a produção, publicação e distribuição de cartilha com coletânea de textos sobre saúde, que integraram o PISE. Público: Escolas Públicas do Distrito Federal Produto: elaboração, produção e distribuição de 1000 cartilhas “Saúde do Escolar” Resultado: ampliação da atenção e conscientização quanto aos cuidados básicos à saúde do escolar

1997 – Programa Nacional para Alunos com Baixa Visão

Secretaria de Educação Especial (SEESP) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais (ABEDEV), teve por finalidade desenvolver ações fundamentais de prevenção, reabilitação, socialização e, sobretudo ações educacionais para os alunos com baixa visão, que se encontram no Ensino Fundamental. Público: Escolas públicas do Distrito Federal Produto: produção e distribuição das cartilhas Resultado: conscientização da comunidade escolar para atenção e cuidado com a pessoa com deficiência

1984 – Fundação da Associação Positiva de Brasília (APB)

1984 a 1994 – Período dedicado exclusivamente às atividades de assistência social às comunidades carentes, momento em que o fortalecimento, visibilidade e credibilidade a ONG oportunizaram a efetivação de novas parcerias e desenvolvimento de novo projetos