A história da Associação Positiva de Brasília começou com o desejo de uma senhora pioneira em Brasília, filha de negro com índio, vítima de exploração racial e da mão de obra, que após casar-se e perceber-se respeitada, veio para construção Brasília acompanhar seu marido, enfermeiro, que estava na comitiva do presidente Juscelino Kubitscheck.
Defensora dos pobres e, sensibilizada pela sua experiência de vida, não admitia faltar comida ou abrigo para qualquer um dos pioneiros ou candangos, oferecendo-lhes ajuda, café da manhã, espaço para repouso.
Anos se passaram e essa senhora constituiu uma família e após tantos outros anos, começou a desenvolver, junto com suas filhas, uma ação social de distribuição de “sopão” para os moradores da antiga invasão do CEUB.
O atendimento social foi tomando dimensões inimagináveis e demandou uma melhor organização e sistematização das ações, assim em 10 de fevereiro de 1984 foi constituída a Associação Positiva de Brasília, com a humilde intenção de oferecer assistência às comunidades carentes, excluídas e menos favorecidas do Distrito Federal e entorno. Daí por diante as atividades não se interromperam.
Atualmente, a Associação Positiva de Brasília – APB, entidade não governamental, filantrópica,que tem como objetivo de trabalhar com o desenvolvimento da educação e cultura para a formação de indivíduos críticos, participativos e conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos. A APB, acumula mais de trinta nos de experiência no desenvolvimento de projetos educacionais e sociais atendendo prioritariamente às comunidades carentes com o objetivo de oportunizar o desenvolvimento pessoal, profissional e a melhoria da qualidade de vida.
Na leitura deste portfólio é possível constatar o detalhamento de cada atividade desenvolvida pela APB, seus animadores e positivos resultados, confirmando assim, o compromisso e seriedade desta instituição que acredita em um futuro promissor para a população deste País.
A APB orgulha-se, hoje, de encontrar no mercado de trabalho profissional de diferentes categorias, por ela qualificados e de perceber mudanças comportamentais e atitudinais oriundas de projetos realizados nas comunidades carentes. Cumpridores de nossa missão e com o dever de estarmos sempre buscando formas de atingir de maneira expressiva a comunidade, acreditamos que: “O futuro dependerá daquilo que fizermos no presente” (Gandhi).
1984 – Fundação da Associação Positiva de Brasília (APB)
1984 a 1994 – Período dedicado exclusivamente às atividades de assistência social às comunidades carentes, momento em que o fortalecimento, visibilidade e credibilidade a ONG oportunizaram a efetivação de novas parcerias e desenvolvimento de novo projetos
1997 – Programa Nacional para Alunos com Baixa Visão
Secretaria de Educação Especial (SEESP) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais (ABEDEV), teve por finalidade desenvolver ações fundamentais de prevenção, reabilitação, socialização e, sobretudo ações educacionais para os alunos com baixa visão, que se encontram no Ensino Fundamental. Público: Escolas públicas do Distrito Federal Produto: produção e distribuição das cartilhas Resultado: conscientização da comunidade escolar para atenção e cuidado com a pessoa com deficiência
1998 – Programa Integrado de Saúde do Escolar
Parceria com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, contemplou a produção, publicação e distribuição de cartilha com coletânea de textos sobre saúde, que integraram o PISE. Público: Escolas Públicas do Distrito Federal Produto: elaboração, produção e distribuição de 1000 cartilhas “Saúde do Escolar” Resultado: ampliação da atenção e conscientização quanto aos cuidados básicos à saúde do escolar
1999 a 2000 – Projeto de Mãos Dadas com a Natureza
Parceria com a WWF, objetivou o atendimento e retirada das crianças e adolescentes das ruas, dos principais aglomerados urbanos do Distrito Federal, e capacitação para atuarem como “Agentes do Verde”, conscientizando a população quanto ao equilíbrio ecológico e sustentabilidade ambiental. Produto: capacitação e concessão de bolsa de auxílio de meio salário mínimo à 100 crianças e adolescentes em situação de rua Resultado: retirada das crianças e adolescentes da situação de pedinte nas ruas, matrícula e retorno às atividades escolares.
2002 – Projeto de literatura e oficinas para promoção e prevenção a saúde
Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, promoveu a adaptação de textos de estórias infantis, “Estudando com Saúde” em peça teatral; confecção e oficina de fantoches e contadores de história; publicação de duas cartilhas “O Urubu que Não Sabia Voar” que abordou saúde e saneamento urbano e “O inimigo que veio de longe” que tratou do combate ao Aedes Aegypti Público: escolas públicas do Distrito Federal Produto: 4.636 publicações da cartilha O Urubu que Não Sabia Voar; 8.000 publicações do livro Aedes Aegypti: o inimigo que veio de longe; 02 adaptações de textos; 12 oficinas de saúde do escolar; 28 apresentações teatrais com textos adaptados sobre saúde do escolar; 42 jogos de fantoches. Resultado: Aumento da conscientização da comunidade escolar quanto à importância de prevenção e promoção da saúde
2003 – Ações de qualificação social e profissional
Inerentes ao Plano Territorial de Qualificação – PlanTeQ-GO, financiado pelo FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador, com a finalidade de capacitar trabalhadores com foco no demanda do mercado de trabalho, além de requalificar a mão de obra já existente. Público: 120 trabalhadores do Sistema Público de Emprego e Economia Solidária Produto: certificação de 120 trabalhadores Resultado: Encaminhamento de 90% dos participantes para o mercado de trabalho.
2004 – Ações de qualificação social e profissional
Inerentes ao Plano Territorial de Qualificação – PlanTeQ-GO, financiado pelo FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador, com a finalidade de capacitar trabalhadores com foco no demanda do mercado de trabalho, além de requalificar a mão de obra já existente. Público: 30 trabalhadores sem ocupação (1º emprego) e 30 trabalhadores beneficiários de políticas afirmativas, portadores de necessidades especiais Produto: certificação de 60 trabalhadores Resultado: Encaminhamento de 90% dos participantes para o mercado de trabalho
2005 – Ações de qualificação social e profissional
Inerentes ao Plano Territorial de Qualificação – PlanTeQ-GO, financiado pelo FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador, com a finalidade de capacitar trabalhadores com foco no demanda do mercado de trabalho, além de requalificar a mão de obra já existente. Público: 35 trabalhadores sem ocupação (1ºemprego) e 40 trabalhadores cooperativados Produto: certificação de 120 trabalhadores Resultado: Encaminhamento de 90% dos participantes para o mercado de trabalho
2005 – Projeto Eu Quero Ler
Em parceria com o Governo de Distrito Federal teve como proposta alfabetizar adultos fora da idade escolar, entre 20 a 85 anos, com prioridade àqueles beneficiários de outros programas sociais do GDF e considerados de baixa renda. Público: adultos analfabetos na faixa etária de 20 a 85 anos Produto: mais de 2000 adultos alfabetizados Resultado: ampliação da inclusão social por meio da leitura e escrita e redução da dependência de programas sociais.
2006 a 2009 – Casa Brasil Itapoã/DF
Em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, com a finalidade de inclusão digital, artesanato e alfabetização. Público: comunidade do Itapoã Produto: definição do espaço físico e implantação da infra estrutura e equipamentos para atendimento às atividades do Casa Brasil Resultado: inclusão digital, melhoria da qualidade de vida e geração de renda para os beneficiários do projeto.
2006 – Ciranda do Itapoã:
O projeto contribuiu para a inclusão social da pessoa idosa e melhoria da qualidade de vida, por meio da atividade de ciranda. Produto: realização de sete apresentações do grupo de ciranda na comunidade do Itapoã Resultado: melhoria da auto estima e saúde da população idosa do Itapoã/DF, a partir da criação de um espaço de convivência e prática da ciranda.
2006 –Projeto Paz na Escola:
Em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal teve como objetivo o desenvolvimento e orientação para atividades escolares de enfrentamento da violência escolar e ampliação da cultura da Paz na Escola. Público: professores da rede de ensino pública do Distrito Federal Produto: capacitação de 1200 profissionais de educação Resultado: criação de uma rede de educadores para o enfrentamento da violência escolar e disseminação da cultura da paz.
2006 – Projeto Brasil Alfabetizado:
Em parceria com o Ministério da Educação, voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, foi uma porta de acesso à cidadania e o despertar pelo interesse de elevação da escolaridade. Público: jovens, adultos e idosos prioritariamente em regiões que apresentam alto índice de analfabetismo Produto: Atendimento a 3.500 educandos Resultado: superação do analfabetismo entre os jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos contribuindo para a universalização do ensino.
2006 – Projeto Segundo Tempo: em parceria com a Secretaria Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte
Teve como finalidade democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida. Público: crianças, adolescentes e jovens do Distrito Federal Produto: atendimento a 5.000 crianças, adolescentes e jovens do Distrito Federal das 16 regiões administrativas do Distrito Federal Resultado: ampliação do acesso ao esporte nas regiões administrativas do DF e melhoria de qualidade de vida e saúde na comunidade.
2007 – Formação Continuada para Professores do 1º e 2º Segmento de Educação de Jovens e Adultos
Das escolas públicas do Distrito Federal, considerando que os professores tenham instrumentos para conhecer e compreender as características culturais de seus alunos, suas diferenças da idade e do grupo social a que pertencem as diferentes representações sociais e culturais que cada comunidade constrói nos diferentes período: adolescência, juventude e vida adulta. Público: 308 professores da rede pública de ensino do Distrito Federal Produto: Certificação de 308 professores da rede pública de ensino do Distrito Federal, com carga horária de 80h. Resultado: ampliou a relação escola, família e comunidade e redução em médio prazo da violência na escola
2007 – Pescando Desenvolvimento:
Em parceria com a Prefeitura Municipal de Paulino Neves, objetivou o fortalecimento e sustentabilidade socioeconômica dos Ribeirinhos, por meio de ações de capacitação em meio ambiente; educação ambiental; viabilidade econômica, estudos e elaboração de projetos. Público: Ribeirinhos do Município de Paulino Neves Público: Certificação de 100 pescadores e familiares em atividade de pesca e artesanato Resultado: Melhoria da qualidade de vida da comunidade de pescadores e maricultores de Paulino Neves e preservação das reservas biológicas de mariscos atraves da substituição progressiva da extração de mexilhões pelo seu cultivo aumentando o volume e qualidade de produção
2007 – Plano Estratégico de Desenvolvimento do Centro-Oeste (PEDCO/2007-2020):
Com a finalidade de orientar e organizar iniciativas e ações dos governos e da sociedade, além de preparar a região para os desafios futuros. Público: Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste Produto: publicação do livro “Plano Estratégico de Desenvolvimento do Centro-Oeste (2007-2020)” Resultado: elaboração de um referencial para negociação e implementação articulada de projetos de desenvolvimento do Centro-Oeste.
2007 a 2010 – Projeto Inventário Nacional de Referência Cultural – Vale do Amanhecer:
Em parceria com o IPHAN, conforme a metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC, contemplando o planejamento e execução de pesquisas, levantamento de dados qualitativos e quantitativos do Vale do Amanhecer Publico: IPHAN Produto: Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC Resultado: diagnóstico e caracterização socioeconômica e cultural da comunidade do Vale do Amanhecer
2008 –Gravidez Consciente: Um Presente:
O projeto capacitou profissionais da educação, saúde e demais segmentos sociais (futuros multiplicadores), da cidade do Itapoã/DF a trabalharem a gravidez na adolescência na sua transversalidade, considerando que a mesma tem sérias implicações biológicas, familiares, emocionais e econômicas que atingem o indivíduo isoladamente e a sociedade como um todo, limitando ou adiando as possibilidades de desenvolvimento e engajamento dos jovens na sociedade Público: profissionais que atuam na formação de jovens e adolescentes Produto: certificação de 50 profissionais Resultado: ampliação do conhecimento e debate sobre a gravidez na adolescência sob vários aspectos: saúde do adolescente como direito constitucional; adolescente um ser individual; saúde sexual e reprodutiva sob novo paradigma.
2008 – Pesquisa junto aos catadores de materiais recicláveis:
Da comunidade do Itapoã/DF contemplando: avaliação de processo, resultados e aspectos de avaliação de impacto. Público: catadores de materiais recicláveis da comunidade do Itapoã/DF Produto: pesquisa concluída Resultado: melhoria do processo de coleta e tratamento de materiais recicláveis e consolidação de aspectos da avaliação como insumos è elaboração de políticas públicas.
2008 – Realização do XXXVII FONACRIAD:
Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FONACRIAD), envolvendo representantes de 27 Unidades da Federação Produto: realização do evento Resultado: Consolidação das demandas e entendimentos dos representantes das 27 Unidades da Federação sobre a Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
2009 – Projeto Inventário Nacional de Referências Culturais – Levantamento Preliminar dos Lugares de Culto de Matrizes Africanas no Distrito Federal e Entorno:
Em parceria com o IPHAN, conforme a metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC, contemplando o planejamento e execução de pesquisas, levantamento de dados qualitativos e quantitativos das comunidades de Terreiro da região mencionada. Público: IPHAN Produto: Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC Resultado: diagnóstico e caracterização socioeconômica e cultural das comunidades de Terreiro da região do Distrito Federal e Entorno.
2009 – Elaboração do PDITS – Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável:
Em parceria com a BRASILIATUR, com a finalidade de orientar os investimentos estratégicos no setor no turismo do Distrito Federal Produto: elaboração e publicação do PDITS Resultado: qualificação da informações e da tomada de decisão das autoridades quanto aos investimentos e políticas pública no setor do turismo.
2010 – Fornecimento de obra literária para o Programa Nacional Biblioteca do Escolar – PNBE Especial:
Financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Público: escolas públicas do Distrito Federal Produto: 49.306 exemplares de livros em caracteres ampliados; 2.398 livros em Braile; 46.100 áudio livros em cd, para pessoas com deficiência Resultado: promoção da inclusão e respeito a pessoa com deficiência.
2010 – Projeto Cidadania Feminina (SEDEST) artes plásticas argila e papel reciclado:
Em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Reda – SEDEST, qualificou 3000 mulheres em atividades produtivas com geração de renda Produto: oferta de 15 cursos e certificação de 3000 mulheres Resultado: qualificação profissional e geração de renda para 3000 mulheres.
2010 – Oficina de sensibilização musical para jovens, Zirig DUM:
Financiado pelo Fundo Nacional de Cultura, com a finalidade de inclusão social e desenvolvimento da arte e cultura musical para a população jovem do Itapoã Público: jovens da comunidade do Itapoã/DF Produto: produção de cd com os registros das músicas e percussão Resultado: desenvolvimento da sensibilidade e interesse pela arte e cultura musical.
2011 – Elaboração entrega e aprovação de 10 (dez) Relatórios Antropológicos:
Prestou serviços de elaboração de Relatórios Antropológicos com caracterização histórica, econômica, sociocultural ambiental, os quais Forneceram subsídios técnicos para os processos de identificação e delimitação dos territórios de comunidades remanescentes de quilombo por esta Autarquia. Regional do Incra em Goiás foram concluídos os relatórios das seguintes comunidades e municípios Nova Esperança em Minaçu-CO; São Félix em Minaçu-GO: porto Leocarde em Sáo Luiz do pombal em Santa Rita do Araguaia•CO. Na Superintendência Regional do Incra no Tocantins foram concluídos os relatórios antropológicos das seguintes comunidades/municipios: povoado prata em São Félix do Tocantns•TO; Córrego Fundo em Brejinho de Nazaré-TO; Malhadinha em Brejinho de Nazaré-TO; Carrapato, Formiga e Ambrósio em Mateiros-TO. Na Superintendência Regional do no Pará foram concluídos os relatórios antropológicos das seguintes comunidades/municipios: Rosário em SalvaterraPA;Vila Mariana em Viseu – PA.
2013/2014 – Núcleo de Formação de Agente de Cultura da Juventude Negra (NUFAC):
2015 – Projeto Dança Negra Contemporânea (SECRIA)– CULTURA
2015 – O Idoso Conta Sua História
2017 –Réplica de Quilombos, lembrar para não repetir:
É um complexo cenográfico que funciona no Itapoã (DF) com o objetivo de representar as diferentes formas de ocupação do bioma Cerrado, destacando os modelos de relacionamento entre sociedade e natureza, a partir dos saberes tradicionais quilombolas. Público: comunidade do Itapoã/DF Produto: construção de espaço cenográfico de livre visitação para conhecimento e valorização da história e cultura afro-brasileira Resultado: ampliação do conhecimento, valorização e identificação com a cultura afro-brasileira.
2017 – Tambores daCidadania
2018 – Projeto Vale a Pena Ser Feliz:
Trata-se de um núcleo de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, em parceria com a SEDEST prevê a realização de atividades de atenção, diálogo e convivência com maiores de sessenta anos, na perspectiva de inclusão social, melhoria da autoestima e qualidade de vida Público: pessoas maiores de sessenta da comunidade do Itapoã/DF Produto: atendimento diário a oitenta idosos Resultado: redução das ocorrência de violência contra a pessoa idosa, sua inclusão social, melhoria da autoestima e qualidade de vida.
2018 – Projeto Cultura de Raiz:
Em parceria com a MDH prevê o atendimento de 120 (cento e vinte) crianças e adolescentes da comunidade e do sistema sócio educativo do Itapoã e Paranoá no que tange a cultura e identidade negra Público: crianças e adolescentes da comunidade do Itapoã/DF Produto: atendimento mensal a 120 crianças e adolescentes Resultado: inclusão social por meio de oficinas de conscientização da cultura afro-brasileira.