NOSSA HISTÓRIA

A história da Associação Positiva de Brasília começou com o desejo da Sra. Arcanja Felix, uma mulher pioneira em Brasília, filha de negro com índio, vítima de exploração racial e da mão de obra, que após casar-se e perceber-se respeitada, veio para construção de Brasília acompanhar seu marido, enfermeiro, que estava na comitiva do presidente Juscelino Kubitscheck.

        Atualmente, a Associação Positiva de Brasília – APB, entidade não governamental, filantrópica, que tem como objetivo trabalhar com o desenvolvimento da educação e cultura para a formação de indivíduos críticos, participativos e conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos. A APB, acumula mais de trinta anos de experiência no desenvolvimento de projetos educacionais, e culturais atendendo prioritariamente às comunidades carentes com o objetivo de oportunizar o desenvolvimento pessoal, cultural profissional e a melhoria da qualidade de vida. É com grande satisfação que apresentamos a nossa entidade filantrópica, que há anos vem promovendo projetos culturais de grande relevância. Nós acreditamos que a cultura é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento social e humano, e é por isso que trabalhamos incansavelmente para promovê-la em todas as suas formas.

A Associação Positiva de Brasília está há 18 anos estabelecida na Região Administrativa do Itapoã, testemunhamos um intenso processo de ocupação irregular, marcado por um rápido crescimento urbano. Diante desse cenário, diversas áreas encontram-se desprovidas de infraestrutura adequada para atender às necessidades emergentes.

Nossa entidade tem desenvolvido projetos culturais em diversas áreas, como música, teatro, dança, artes plásticas e literatura. Nosso objetivo é proporcionar acesso à cultura de qualidade para todas as pessoas, independentemente de sua origem social ou econômica, foco este que a Associação Positiva de Brasília vem desempenhando a mais de 30 anos junto aos seus projetos sociais voltados a comunidade em situação de vulnerabilidade.

Hoje temos como beneficiários de nossos Projetos

280 Crianças e adolescentes em modalidades de Creche ou Contraturno escolar;

80 Idosos com atividades de dança e informática;

50 Famílias cadastradas com ajuda de cestas básicas e outras doações.

MISSÃO

Promover o desenvolvimento da educação e cultura, visando formar indivíduos críticos, participativos e conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos, oferecendo assistência contínua às comunidades menos favorecidas e proporcionando oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional.

VISÃO

Ser reconhecida como instituição referência no desenvolvimento da Cultural, educacional e âmbito social, contribuindo ativamente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

VALORES

Empatia e Solidariedade;

Compromisso Social;

Transparência e Responsabilidade;

Inovação e Aprendizado;

Diversidade e Inclusão Cultural.

NOSSAS CERTIFICAÇÕES

A Associação Positiva de Brasília também é registrada nos seguintes conselhos e Secretarias:

  • Conselho de Assistência Social (CAS);
  • Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal – CDCA-DF;
  • Conselho dos Direitos dos Idosos – CDI;
  • Conselho de Nutrição – CONSEA
  • Conselho Regional de Saúde do Itapoã – CRSITAPOÃ
  • Registro de entidade qualificadora pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda – SEDET